"Para mim, a cultura lembra as festas comemorativas do nosso país. No meio dessas festas temos vários tipos de comemorações tais como: festa junina, natal, carnaval, etc. Para cada região há um tipo de cultura. No nordeste há muitas danças, algumas delas são as folclóricas. Em São Paulo e no Rio de Janeiro as festas são comemoradas com muita alegria e muito gingado. A região sul também tem o seu jeito de comemorar. É assim mesmo. Cada lugar procura um lindo jeito de fazer as suas comemorações. Jamais podemos esquecer de nossas raízes e tradições que forma a nossa cultura.
Para ter cidadania é preciso respeitar os direitos do próximo como saber falar na hora certa e ouvir quando alguém estiver falando.
Cidadania é respeitar as leis, saber correr atrás dos nossos direitos e impor os nossos deveres. Devemos também preservar os órgãos públicos e coletivos como: escola, praças e as ruas. Se fizermos tudo que estiver ao nosso alcance, poderemos reclamar e exigir o cumprimento dos nossos direitos."
Jucélia (aluna do 7º Termo)
"Ser cidadão é direito de todos, mas nem sempre os nossos direitos não são respeitados pois ainda existe muita desonestidade entre as pessoas. Muitos moradores jogam lixo nas ruas e rios. Outros não jogam lixo nos lugares públicos e matem as ruas limpas. Também não há respeito nas filas e nos ônibus, vejo muitas pessoas idosas que são muito desrespeitadas pelos jovens. Para ser cidadão e viver bem, temos que ter respeito uns pelos outros. Ser cidadão é lutar pelos nossos direitos. Se todos eles fossem respeitados a convivência entre todos seria muito melhor"
Vanessa (aluno do 7º Termo)
"Cultura significa muito porque sem a cultura nordestina perderíamos nossas raízes. As raízes de nossa cultura vem das tradições. Um povo deve respeitar o que foi trazido por várias gerações que ajudaram na formação do nosso país. É muito importante apreciar a cultura por ela mostrar nossas raízes."
Fabiana (aluna do 5º Termo)
"Na minha opinião, cidadania é não desrespeitar as leis, não maltratar os animais, não jogar lixos nas ruas e, principalmente, não desmatar as florestas. Um bom cidadão tem que exercer seus direitos. Ajudar aos outros é um ato de cidadania porque esse pequeno gesto pode mudar o mundo e torná-lo feliz. Para existir cidadania é preciso que todas as pessoas tenham direitos e deveres iguais."
Maria Cícera (aluna do 7º Termo)

Nenhum comentário:
Postar um comentário