Bahia
Eu morei na Bahia uns oitos meses e gostei muito de lá. Conheci várias cidades como Ilhéus, Canavieiro, Santo Antônio, Vitória da Conquista, Valença, Nilo Peçanha. O povo baiana é muito hospedeiro. A culinária é famosa pela mistura da tradição portuguesa, africana e indígena. São moquecas, principalmente de camarão, lagosta com leite de coco e azeite de dendê, acarajé e vatapá alguns de seus pratos mais tradicionais. Para variar também temos as carnes de sol e o fumeiro. Na sobremesa há as deliciosas cocadas lusitanas, ambrosia ou baba de moça. Lá em São Benedito, local onde morei, quando é festa, as baianas lavam a igreja e passa o trio elétrico convidando as pessoas para irem atrás, além de várias comemorações para São Benedito.
Lá tem muitas roças de cacau, caju (de onde eles retiram a castanha), guaraná, e as casa de farinha. Eles possuem um calendário bem recheado de festas como Procissão Marítima do Nosso Senhor do Bom Jesus dos Navegantes onde centenas de embarcações de todos os tipos navegam pela Bahia de Todos os Santos levando a imagem de Bom Jesus da praia para a capela de Boa Viagem. Há a lavagem do Bonfim quando chegam as baianas vestidas tipicamente e despejam seus vasos com água de cheiro na igreja e sobre a cabeça dos fiéis. Há também a Festa de Iemanjá quando os adeptos do candomblé homenageiam a rainha do mar. Uma das grandes festas da Bahia é o Carnaval. O mais famoso é o de Salvador que apresenta desfiles de trios elétricos por toda a cidade.
As manifestações folclóricas são variadas tem o candomblé, a capoeira e alguns outros ritmos populares. O artesanato é feito com cerâmica, palha, bordados, couro, instrumentos musicais típicos trazem a influência da cultura negra e indígena.
Eu gostei muito de morar lá, pois eu tomava água de coco todos os dias. Também havia uma fruta chamada "pão" que eu comia cozida e fazia purê. Era uma delícia. Lá também tem vários tipos de frutas diferentes abil, rabutão e jenipapo. Gostava de um tipo de feijão que tinha lá chamado mangalô e muitas outras coisas. Eu também vendia sorvete lá. Só que eu tive que voltar para São Paulo de novo.
Gosto muito de lá!
Pesquisa: Rosilene (aluna do 8ª Termo)
Pernambuco
Pernambuco tem um grande centro de exportação. Seus produtos são levados para todas as regiões nordestinas. A cultura pernambucana agrada tanto aos turistas quanto aos moradores da região. Muitas atividades são realizadas nas praias de Olinda e museus, sem falar no sertão e no agreste. Pernambuco é conhecido pelas suas danças típicas: o frevo que animas as ruas de Recife, o carnaval, quadrilha, xaxado, entre outras.
É famoso pelo seu artesanato feito com barro, bonecas, louça, vaso e muito mais. O que também atrai as pessoas para lá são os pratos típicos como a pamonha, o cural, canjica, carne seca, jabá, tapioca, tapioca e a macaxeira (mandioca).
Pernambuco tem suas áreas verdes, campos e grandes plantações. A maioria dos moradores do campo tira seu sustento das próprias terras, uma parte dos alimentos cultivados são vendidos e a outra é guardada para ser consumida.
Assim é a vida nordestina.
Alagoas
Falar de Alagoas é lembrar do meu estado. É muito comum as pessoas dos municípios vizinhos irem a feira no final de semana formando uma multidão. Nas feiras livres cada um apresenta seus trabalhos, sua arte na hora do almoço ou pela gostosa como buchada de bode, carne de sol com batata doce.
As pessoas do Nordeste em geral são alegres. A maioria gosta de festas talvez até pelo fato do clima ser bom, rios, cachoeiras e açudes são as grandes atrações do Nordeste. Eles também gostam de ir a igrejas e cumprimentar as pessoas mesmo que nunca as tenham visto antes. Isso é para nós uma educação passada de pai para filho.
Todos nós brasileiros sabemos que as melhores praias estão no Nordeste. Além disso, temos verão praticamente o ano todo. Alagoas com seus 100 km de praias de areias brancas e águas cristalinas. Tem o Rio São Francisco que proporciona belíssimos passeios de barcos, tendo em suas margens imensos manguezais. Isso é bom para deixar qualquer país de boca aberta com a nossa beleza.
Até agora falei de Alagoas, das suas comidas gostosas, das belezas, mas precisamos registrar as desigualdades as pessoas morando em área de riscos, dividindo os alimentos com ratos e outros animais, esgotos correndo a céu aberto, milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente as crianças são as mais atingidas.
Os governos em geral até tentam ajudar de certa forma, mas eles trabalham ás vezes com um política parecida com a época de Vargas, principalmente na área social dando o peixe em vez de ensinar a pescar.
Esse é o meu ponto de vista e de milhões de brasileiros, mas cada um de nós podemos fazer a diferença.
Pesquisa: Franciso (aluno do 8ª Termo)

Nenhum comentário:
Postar um comentário